quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo aparelho reanima a telefonia fixa domestica nos EUA



A mais recente oferta vem da Verizon Wireless, que recentemente colocou à venda o Hub. Ainda que ele não chegue a substituir o computador caseiro, pode transformar o telefone residencial em quadro de avisos, centro de entretenimento e até sistema de rastreamento de crianças.Mas essa capacidade sai caro - o aparelho custa US$ 200, com um desconto de US$ 50, e requer um contrato de dois anos com assinatura mensal de US$ 35, que inclui chamadas telefônicas ilimitadas nos Estados Unidos e Canadá e número ilimitado de mensagens de texto.Nos últimos meses, venho testando o Hub e o HomeManager, a versão da AT&T para um telefone caseiro mais inteligente. O HomeManager tem preço de venda de US$ 349, mas custa apenas US$ 149 para quem tem serviços de telefonia doméstica da AT&T, com um contrato de dois anos para acesso à internet por linhas DSL.Gostei mais do Hub, porque oferece mais opções. Também está à venda em todos os Estados Unidos, enquanto o HomeManager só está disponível em mercados selecionados.Os dois aparelhos teriam sido mais atraentes antes da ascensão dos celulares "inteligentes", que já oferecem muitos dos recursos que o Hub e o HomeManager apresentam. Mas, ao contrário dos celulares inteligentes de menor porte, os novos aparelhos têm uma grande tela de toque para acionamento das funções de telefonia e acesso a conteúdo de internet.O Hub começa com uma instalação simples. Basta ligá-lo na tomada e conectá-lo à rede telefônica, com um cabo Ethernet ou via roteador sem fio. O processo demorou menos de 10 minutos para mim.A qualidade e clareza dos telefonemas, que usam o protocolo de telefonia via internet, não impressionam; havia certa estática, em algumas conversas.Mas a vantagem do Hub são certamente suas opções de internet. Da home page do aparelho, é muito fácil chegar a um menu com listas telefônicas e recursos como trailers de filmes e compra online de ingressos, informações sobre o trânsito em sua cidade e serviços de notícias, esportes e receitas no VCast, um serviço da Verizon Wireless (ainda que algumas das "novas" ofertas tivessem alguns dias de idade).Para quem tem filhos - ou é desconfiado - o Hub oferece o Chaperone, um serviço (lento) que permite rastrear a localização dos membros da família que usam celulares da Verizon Wireless, e exibe suas posições em um mapa.Uma das ofertas mais inovadoras é a do "Relay", um quadro de avisos que quer substituir a geladeira como local para troca de recados e lembretes caseiros. Ele permite que as pessoas equipadas com celulares da Verizon Wireless conectados ao sistema troquem mensagens de texto, vídeos e fotos para uso doméstico.A integração estreita com os celulares Verizon significa que o Hub oferece algumas vantagens interessantes. Por exemplo, é fácil ativar uma opção de "não incomode" que encaminha chamadas ao telefone e ao celular diretamente à secretária eletrônica. Ou os chamados podem ser dirigidos a celular e telefone caseiro simultaneamente. Ou se pode programar a secretária eletrônica para enviar alertas de mensagens.Há inconvenientes: o teclado irrita, ainda que seja possível acessar o sistema pelo PC. O recurso de trânsito decepciona: começa por um anúncio e mostra imagens dos congestionamentos, em lugar de um mapa. E, como no HomeManager, o sistema não tem browser, o que não permite ao usuário procurar o que deseja na rede.Muitos dos defeitos podem ser corrigidos com atualização de software. Resta muito a avançar, mas a Verizon conseguiu reanimar a telefonia fixa doméstica.

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